Introdução: Os serviços de urgência e emergência atendem a pacientes graves a partir de equipes multiprofissionais em que a fisioterapia está inserida, otimizando o cuidado ofertado e favorecendo a redução de riscos e a melhor evolução dos quadros clínicos. Entre os recursos terapêuticos utilizados para tal, destaca-se a ventilação não invasiva (VNI). Objetivo: Relatar a experiência do manejo da VNI na Unidade de Emergência de um hospital universitário, a partir do trabalho da fisioterapia. Método: Relato de experiência de caráter descritivo sobre o manejo da VNI desenvolvido pela fisioterapia na Unidade de Emergência do Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF), em Petrolina-PE, no período de 01 de fevereiro a 30 de abril 2019. Resultados: No presente estudo, as VNI´s foram realizadas como abordagem inicial do tratamento dos pacientes que deram entrada no setor com quadro de insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, indicadas após avaliação médica e fisioterapêutica. As patologias apresentadas foram diversas, sendo as mais comuns: edema agudo de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tromboembolismo pulmonar (TEP), trauma torácico, pneumonia comunitária e síndrome de Guillain-Barré. Os pacientes apresentaram, em sua maioria, quadro de taquipneia, aumento do trabalho respiratório, uso de musculatura acessória, queda de saturação de oxigênio e gasometria arterial com hipoxemia e/ou hipercapnia. Após observar os dados clínicos, laboratoriais e certificar-se de que o paciente não apresentava contraindicações, foi feito posicionamento com elevação da cabeceira de 30 a 45 graus, quando possível, e explicação do procedimento. O ventilador utilizado foi o Savina®, da Dräger, ajustando no modo VNI, em modalidade ventilatória de pressão de suporte (PSV), com parâmetros variando conforme a necessidade de cada paciente, levando em consideração a diminuição do trabalho e frequência respiratórios e melhora da oxigenação. A interface disponível para realização do procedimento foi a máscara facial em material siliconado, ajustada na face do paciente com um fixador também de silicone, acoplado em componente plástico. Considerando-se que o tamanho da máscara disponível nem sempre se ajustava idealmente à face do paciente e que o ventilador utilizado não realizava ajuste automático de fluxo na presença de escape aéreo, foi necessário regulagem da máscara durante o procedimento quando observada tal intercorrência, buscando manter os níveis pressóricos pré-determinados. O período de realização do procedimento variou entre 30 minutos e duas horas e ajustes de parâmetros foram feitos sempre que necessário, junto à monitorização constante dos parâmetros ventilatórios, nível de consciência e condição cardiorrespiratória e hemodinâmica do paciente. Nesse contexto, observou-se que a maioria dos pacientes evoluíram com boa resposta ao uso de VNI, apresentando melhora do estado geral inicial, frequência e padrão respiratórios, bem como das condições gasométricas. Considerações finais: A partir da presente experiência, ressalta-se a importância da atuação da fisioterapia em unidades de emergência através de recursos terapêuticos como a VNI, minimizando a necessidade de intubação e ventilação mecânica invasiva e diminuindo o tempo de internação hospitalar e na própria unidade de emergência, além de gerar otimização no gasto público.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR. 2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores). 3. Os Trabalhos serão apresentados unicamente em formato de Pôster impresso. 4. O primeiro autor e/ou o apresentador do Trabalho ACEITO para apresentação em Pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no Congresso. 5. Cada Trabalho poderá ser inscrito em apenas 1 (uma) das categorias, segundo determinação dos próprios autores. 6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os Trabalhos Científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do Congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos. II. DOS PRAZOS 1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 31 de maio de 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS. 2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do Congresso: a partir de 25 de junho de 2018. III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 1. Os trabalhos deverão ser submetidos, única e exclusivamente, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br. 2. Os Resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres). 3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples. 4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: PréHospitalar; Intra-Hospitalar; Adulto ou Pediatria. 5. Os Resumos que serão SUBMETIDOS deverão ser estruturados, contendo os itens abaixo especificados: 5.1. Campo “Título do Trabalho” 5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 5.2. Campo “Autores” 5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas); 5.2.2. O número de autores por trabalho é limitado a 5 (cinco) participantes (1 autor e 4 coautores). 5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo: 5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão; 5.3.2. Texto em Parágrafo único; 5.3.3. Texto corrido; 5.3.4. Não conter os nomes dos autores; 5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo; 5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. 5.4. Campo “Submissão de Resumo e Trabalho” 5.4.1. Anexar Resumo Completo em PDF, incluindo os autores com nome completo, email, Instituição vinculada, URL do currículo Lattes e referências utilizadas no trabalho, conforme exemplo no item VIII. 5.4.2. Anexar Trabalho Completo em PDF. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: Estudo de Campo, Relato de Caso/Experiência ou Revisão Integrativa. 7. Será retornado um e-mail confirmando o recebimento do trabalho em até 7(sete) dias úteis. 8. Após a submissão do Resumo NÃO serão permitidas inclusões e/ou retiradas de autores do Trabalho. IV. DA COMISSÃO JULGADORA 1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. Fica a critério da Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos ACEITAR ou NÃO o Resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos. 3. A Comissão julgadora, formada pelos membros da Comissão Científica do Congresso, resguarda-se ao direito de não rever Trabalhos que não foram aceitos. V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER) 1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no Congresso. 2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação. 3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos. 4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações: ? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm; ? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro; ? Título em negrito e caixa alta; ? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito. ? No PÔSTER pode conter figuras e tabelas; ? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT; ? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco. 5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia utilizada, Resultados e Discussão e Referências. 6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a Descrição do caso/experiência. 7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos. VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE 1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em Pôster no III Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER. VII. DA CERTIFICAÇÃO 1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento. 2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação. 3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA CALIBRI - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Autores – Máximo 05 autores – Somente nome completo – Letra Calibri – Tamanho 10 Fulano da Silva Beltrano dos Santos Fulano de Jesus Beltrano de Souza Ciclano de Oliveira No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Calibri – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X” ( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) REVISÃO INTEGRATIVA ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Calibri 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE; as quais não questionarei ou acionarei a Comissão dos Trabalhos Científicos do Congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação. ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O IV CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE.
Comissão Organizadora
anne Karolline Silva Santos
Comissão Científica
Samir Lisak
Eduardo Fernando de Souza
Gilson Clementino Hanszman
Marcel Vinícius de Azevedo
Marso Leonardo Victorian Paiva Clement
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